Prêmios

Prêmio Paula Leite

Os trabalhos técnicos apresentados nos eventos da Abendi concorrem ao Prêmio Paula Leite.
Confira aqui o procedimento!

Saiba mais sobre o Prêmio Paula Leite e o histórico de vencedores:
Em homenagem ao professor Paulo Gomes de Paula Leite, nascido em 31 de março de 1920, no Rio de Janeiro, e falecido aos 86 anos, em 30 de março de 2007, a Abendi instituiu em 1989 o Prêmio que leva seu nome. Esse reconhecimento é outorgado anualmente ao melhor trabalho técnico apresentado nos congressos da Abendi e é um dos mais tradicionais estímulos à qualidade e ao desenvolvimento de novas técnicas que contribuem para a capacitação tecnológica da indústria brasileira.

Biografia
O professor Paula Leite foi pioneiro e decano dos Ensaios Não Destrutivos no Brasil. Trabalhou por mais de 50 anos no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, tendo como marco de seu trabalho a introdução dos raios-X em equipamentos, além de ser um disseminador dos END em várias instituições públicas e privadas. Também escreveu o primeiro livro de END editado em nosso país pela Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) e foi sócio honorário e fundador da Abendi.

Últimos prêmios concedidos:
- 2013 (COTEQ) "Tecnologias para Inspeção de zona de variação de maré de riser/spool rígido." Autores: Rafael Wagner Florêncio dos Santos (CENPES/PETROBRAS), Mario Pezzi Filho (E&P/PETROBRAS).
- 2014 (CONAEND) "Validação de procedimentos de inspeção de soldas por radiografia computadorizada para a técnica de PDVS." Autor Principal: Joseilson R. Nascimento (LIN/COPPE/UFRJ). Coautores: Davi F. Oliveira (LIN/COPPE/UFRJ e IF/UERJ), Alessandra S. Machado (LIN/COPPE/UFRJ), Carla A. Marinho (CENPES/PETROBRAS), Eduardo T. Iguchi (SEQUI/PETROBRAS), João M.Hohemberger (SEQUI/PETROBRAS), Marcos Aiub (SEQUI/PETROBRAS), Ricardo T. Lopes (LIN/COPPE/UFRJ).
- 2015 (COTEQ) “Metodologia para avaliação do envelhecimento de material compósito de plástico reforçado com fibra de vidro pela técnica de ultrassom”. Autor principal: Fabiana Dias Fonseca (SEQUI-ETCM/EMCIE – Petrobras), Coautora: Gabriela Ribeira Pereira (COPPE/UFRJ).
- 2016 (CONAEND) "Desenvolvimento de novas metodologias de inspeção de equipamentos." Autor Principal: Carla Alves Marinho (CENPES/PETROBRAS).
- 2018 (CONAEND) “Avaliação de um sistema óptico para monitoramento de dano na armadura de tração de dutos flexíveis”, do autor principal Felipe Lutckmeier (Lamef - UFRGS/ RS) e coautores: Daniel Saraiva da Silva, Giovanno Zuglian, Toni Roger Schifelbain de Lima, Thomas Gabriel Rosauro Clarke - (Lamef - UFRGS/ RS).


Clique aqui e veja a relação completa dos premiados.