27 a 29 de agosto de 2018 | Centro de Convenções Frei Caneca | Rua Frei Caneca, 569 - 4º andar - São Paulo - SP Como chegar
Inspeção em Materiais Compósitos
 
Coordenador: Sérgio Damasceno Soares (Petrobras/Cenpes)
 
 
 
Desenvolvimento e inovação em materiais compósitos poliméricos
Palestrante: Sérgio Frascino Müller de Almeida  (IPEN/USP/ LANXESS Tech Series)
 

 
Uso de ultrassom para a análise de estruturas de alta performance em compósitos
Palestrantes: Hugo Borelli Resende (IPT)
José Everaldo Baldo Jr. (IPT)
Mario Batalha (IPT)
 

 

Caracterização in situ de membranas curvas por termografia e pela determinação dos campos de deformação.

Palestrante: Pedro Portela (BAM)
 

 
A utilização de compósitos na indústria Petroquímica e sua relação com os Ensaios Não Destrutivos
Palestrante: Jarbas Cabral Fagundes  (Braskem)
 

 
Shearografia para inspeção não-destrutiva de materiais compósitos na indústria de Óleo e Gás.
Palestrante: Daniel Pedro Willemann (UFSC)
 

 
Avanços em Avaliação Não Destrutiva de materiais compósitos aplicados no segmento de Óleo e Gás
Palestrante: Sergio Damasceno Soares (Petrobras/Cenpes)
 

 
Mesa redonda: END suportando a utilização segura de materiais compósitos
Palestrantes: Jarbas Fagundes (Braskem)
Marcos Passos (Sistac)
Pedro Feres (Mistras)
 

 
< Voltar
X

Hugo Borelli Resende
(Diretor - Núcleo de Estruturas Leves do IPT)

Possui graduação e mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, além de ter o título de Ph.D. em Engenharia Aeronáutica pela Stanford University, EUA. Atuou na Embraer S.A. entre 1986 e 2011 na área de desenvolvimento de produto, especialmente na aeronave ERJ 145 e foi responsável pela evolução e consolidação dessa área na empresa, tendo sido o Cientista Chefe da Embraer entre 2005-08. Ingressou na Vale S.A. em Outubro de 2011 com foco na pesquisa realizada no Instituto Tecnológico Vale. Em 2014 ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas com a responsabilidade de liderar o Laboratório de Estruturas Leves. Atuou na Diretoria da ANPEI (Associação Nacional de P,D&E das Empresas Inovadoras) no período de 2002-14, tendo sido eleito Presidente entre 2006-08.

X

Gerson Marinucci
(IPEN/USP/ LANXESS Tech Series)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP-Universidade Estadual Paulista (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela USP-Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Tecnologia Nuclear pelo IPEN-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2001). Tecnologista senior nível IIIA da Comissão Nacional de Energia Nuclear no IPEN-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Atua como professor responsável pelas disciplinas Materiais Compósitos Poliméricos na graduação e pós Graduação do IPEN/USP e Compósitos Termoestruturais na Pós-graduação do IPEN/USP. Especialista em compósitos poliméricos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.Também é orientador nos programas de mestrado e doutorado do IPEN/USP. Autor do livro "Materiais Compósitos Poliméricos: fundamentos e tecnologia", publicado por Artliber Editora.

X

Jarbas Cabral Fagundes
(Braskem)

Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Confiabilidade da Braskem (com 30 anos de experiência em Plantas Química e Petroquímica), membro da American Society of Mechanical Engineers (ASME), The Worldwide Corrosion Authority (NACE), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM). Coordenador da CONRENDI-AL.

X

Sergio Damasceno Soares
(Petrobras)

Técnico Mecânico, Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutor em Engenharia Metalúrgica e Materiais, MBA em Gestão de Projetos, chairman do ISO TC 135 SC 09 Emissão Acústica, sócio da ABENDI há mais de 25 anos e já foi diretor da ABENDI por 3 mandatos. Professor de END em Escolas de Engenharia e Pós graduações. Nível 3 em Emissão Acústica. Trabalha com END desde 1985 e atua na área de Inspeção desde 1983.


Patrocínio Master
 
 
Patrocínio Prata
 
 
Patrocínio Bronze
 
 
Apoio Oficial
 
 
Apoio Institucional
 
             
             
             
 
Apoio Promocional
 
       
 
Realização Sobre a Abendi Secretaria
A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) é uma entidade técnico-científica, sem fins econômicos, de direito privado, fundada em 1979, com a finalidade de difundir as atividades de Ensaios Não Destrutivos (END) e Inspeção, preservando a vida das pessoas e o meio ambiente.

Por meio de ações de qualificação e certificação de pessoas, normalização, treinamentos, pesquisas e projetos técnicos, eventos e publicações, voltadas à qualidade, aprimoramento tecnológico, saúde e segurança do trabalho e gestão empresarial, a Associação atua em vários setores como o de petróleo e gás, nuclear, químico, siderúrgico, mineração, naval, automotivo, ferroviário, papel e celulose, eletroeletrônico e geração de energia.
Sede: Av. Onze de Junho, 1317
Vila Clementino - 04041-054
São Paulo - SP
Telefone: (11) 5586-3199
eventos@abendi.org.br
www.abendi.org.br
  Siga-nos